terça-feira, 18 de maio de 2010

Homem de Ferro 2

''Homem de Ferro 2'' tinha uma tarefa díficil: superar seu antecessor, sucesso surpresa de 2008 que conquistou público e crítica. O reforço foi intenso (entram nessa sequencia Sam Rockwell, Scarlett Johansson, Mickey Rourke, além de uma participação maior de Samuel L. Jackson) e, apesar da confusão envolvendo a troca de Terrence Howard por Don Cheadle, o filme prometia bastante. Essas promessas foram cumpridas? Eu diria que, em sua maior parte, sim.

Robert Downey Jr. novamente comanda o show, mas quem mais me chamou a atenção foi Sam Rockwell. No papel de Justin Hammer, concorrente de Stark, Rockwell cria um personagem ambíguo, divertido, e, por vezes, ameaça ser mais interessante do que Downey Jr. Mickey Rourke, por outro lado, foi uma pequena decepção. Apesar da boa atuação do ator o roteiro o prejudica muito, dando pouco tempo para o desenvolvimento do personagem.

Roteiro esse que é o calcanhar de aquiles do filme. Escrito por Justin Theroux (que também é ator), o filme sofre do mesmo mal de, por exemplo, ''Homem Aranha 3'': tem muitos personagens. Mesmo com quase 2 horas e 10 minutos de projeção, ''Homem de Ferro 2'' ainda carece de um maior desenvolvimento dos personagens e tudo dá a impressão de ser uma grande introdução para o filmes dos Vingadores. Toda hora o super grupo é citado (Tony refere-se a ele, em certo momento, como uma ''super secret boy band''), e os personagens de Scarllet Johanson e Samuel L. Jackson parecem estar ali apenas para lembrar o espectador disso. Afinal de contas, é uma continuação das aventuras de Tony Stark ou um prequel dos Vingadores?

Há também quem reclame que o filme só tem duas grandes cenas de ação e isso é pouco para o gênero, mas aí eu já não concordo. Não adianta nada o filme ter 10 cenas de ação se elas não são eficientes, não é? E essas duas cenas são muito bem feitas. Em especial a de Mônaco, uma explosão de caos e câmera lenta.

''Homem de Ferro 2'' acabou sendo uma experiência um pouco ambígua. Enquanto tem grandes acertos (o elenco, obviamente, sendo o principal deles), o filme sofre com um roteiro indeciso e um pouco preguiçoso. Mas ainda assim, é uma experiência divertida e gostosa de se acompanhar.

Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)
Cotação: Bom

Nenhum comentário: