domingo, 5 de agosto de 2007

O Último Rei da Escócia

Eu não gosto dos chamados "filme de ator". Acho que se o que vale num determinado filme é o ator, então é por que nem a direção e nem o roteiro funcionam. E se nem a direção nem o roteiro funcionam, então o filme não funciona. Não que os atores não sejam importantes, longe disso, mas o cinema é um trabalho de conjunto e se alguma dessas partes falha o resultado final tende a piorar. E quando só há uma coisa boa nesse conjunto, então é por que o resultado ficou bem ruim.

É o caso da estreia no cinema de ficção do diretor Kevin Macdonald. Forest Whitaker provou que sabia atuar logo em "Bird", onde foi dirigido pelo mestre Clint Eastwood. Ganhou o Oscar interpretando o cruel ditador de Uganda, Idi Amin. Uma atuação que, vamos ser sinceros, não é tudo isso. Não só não é essa coca-cola toda como o ator é totalmente ofuscado pelo talentoso James McAvoy, este sim bem em seu papel.

O filme tem momentos constrangedores, com cenas dignas dos filmes dos irmãos Wayans -aquelas dos gases... meu Deus- e não parece não saber tratar direito o ditador, que, para quem escreveu o roteiro, devia provavelmente ter algum tipo de transtorno bipolar.

Um pena um projeto desses cair nessa vala... tinha tudo para dar certo.

O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland)
Cotação: Ruim

3 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

é aquela coisa ... tem filmes que ganham o Oscar e não entendemos ... e filme onde ator faz juz ... é complicado mesmo
até

Anônimo disse...

Também não gostei desse filme. Apesar da força do elenco (como você disse, é "filme de ator"), o conjunto não funciona. Whitaker está muito bem, mas preferia muito mais o Ryan Gosling no Oscar, sua atuação em "Half Nelson" é fora do comum. Até mesmo o Peter O'Toole merecia mais...

Abraço!

Kamila disse...

Eu gostei muito desse filme. Acho que tem uma maneira bem interessante de contar a história sobre o Idi Amin, ao usar um rapaz que quer mudar o mundo, fazer diferença, mas acaba sendo "engolido" pelo sistema antes de acordar, finalmente.

O Forest Whitaker está muito bem nesse filme, mas eu tenho que discordar da categoria na qual ele concorreu no Oscar. Ele é coadjuvante neste filme. O papel principal é mesmo do James McAvoy.