terça-feira, 7 de agosto de 2007

Mad Max 2

"Mad Max" foi um filme australiano de baixo orçamento realizado por George Miller e protagonizado por um então desconhecido Mel Gibson. O sucesso do filme fez possível a sequência, "Mad Max II". E que sequência!

No começo temos um flashback apresentado em tela comprimida, som mono. E, de repente, somos jogados no som do motor V8 de Max (Mel Gibson), ex-policial, hoje um renegado num futuro pós-apocalíptico. A tela se expande, abrindo a tela em panavision, o som 5.1, o ronco do motor, a tensão da perseguição... Fantástico.

Logo depois somos apresentados a um grupo de pessoas que vivem numa fortaleza aonde protegem o precioso petróleo, artigo cada mais raro. Max faz um acordo com eles de que conseguirá o transporte para carregar o petróleo fora dali, fora do alcance de uma gangue de personagens bizarros, vestidos de couro e usando máscaras de todos os tipos.

"Mad Max II" eleva o padrão das sequências a outro nível. Miller certamente contou um orçamento maior, coisa que se reflete na grandiosidade dos cenários e na fantástica perseguição final.

Esse é o grande momento do filme, onde Max tenta desesperadamente manter a gangue longe do caminhão que carrega o petróleo. Vemos ali toda a capacidade artística de Miller, aliada a fantástica trilha de Brian May, que se utiliza de vários takes aéreos, closes, e uma cena fantástica em que o caminhão simplesmente atravessa um carro. Mais insano, impossível.

Gibson deve ter assistido a muitos filmes de Clint Eastwood. Max mal fala durante toda a projeção, uma marca característica do "Estranho sem Nome", nome que é até dado a Max no terceiro, e um tanto quanto decepcionante, filme da série.
Filme de ação obrigatório, "Mad Max II" é uma aula de como se fazer uma sequência simples porém bastante efetiva.

Mad Max II (idem)

Cotação: Excelente

6 comentários:

Kamila disse...

Nunca assisti a este filme. Acho que passou até recentemente no A&E.

Gustavo disse...

Sim, passaram os 3 no a&e recentemente, kamila. Recomendo que você procure principalmente este, o melhor da trilogia.

Anônimo disse...

MUITO BOM!
Mad Max II é o filme da minha infância e hoje um dos longas de ação que mais admiro. E pensar que Gibson foi aceito pelo papel por causa de uma cicatriz depois de uma briga de bar(!!!).

Anônimo disse...

alguem sabe me dizer a raça do cão do Max?

Unknown disse...

a raça do dog é - australian cattle dog

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.