sábado, 18 de agosto de 2007

Maria Antonieta

Aluguei "Maria Antonieta" achando que ia ser surpreendido. "Caramba, Sofia Coppola não pode ter cometido um deslize grande assim depois de ter feito dois filmes tão bons", pensava comigo. Mas eu estava errado. Tentei -tentei mesmo- gostar do novo filme da diretora, mas não deu. A direção é correta, o elenco funciona bem (Dunst está realmente bem no papel). A tão comentada trilha sonora na maioria das vezes se revela bastante falha, combinando pouco com as cenas. O figurino é lindo, um deleite visual. Alias, todos os aspectos técnicos do filme são de encher os olhos. Mas o roteiro é por demais entediante, contraditório com a personagem e pouco interessante. Essa opção de querer mostrar a rainha como uma jovem entediada e com uma personalidade de "rock star" não funciona, as vezes acaba soando até pretensiosa demais. Uma pena.

Maria Antonieta (Marie Antoinette)
Cotação: Regular

7 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Esse filme é o típico divisor de opiniões. Até ia falar que é do gênero "ame ou odeie", mas sua opinião não é nenhum dos extremos.

Acho que, além do gosto de cada um, depende também da abertura à proposta da diretora, que ao menos ambiciona algo diferente. Gostei da visão dela. Vale mencionar a fotografia naturalista também, belíssima.

Cumps.

Wanderley Teixeira disse...

Nossa,achei que Maria Antonieta foi uma leitura bastante rica da personagem real,o roteiro é uma das melhores coisas do filme para mim, fora os aspectos visuais como vc mesmo citou e a interpretação riquíssima de Kirsten Dunst.Um dos filmes mais injustiçados e melhores do ano,o q mais gostei da Copolla para ser sincero.

Anônimo disse...

O que eu mais gosto do filme é a trilha sonora. Acho que funciona justamente com a proposta de fazer de Maria Antonieta, uma adolescente comum.

Gustavo disse...

Gustavo, sei-lá, eu tava esperando esse filme como uma surpresa. Achei que ia gostar, já que gosto de tudo que a coppolinha fez até hoje. Bem, estava enganado...

Wanderley. A Dunst e o visual são matadores. Agora, o resto...

Teco, de tanto comentarem a trilha sonora, acabei me decepcionando. Não sei por que mas me parece que no trailer ela se encaixou bem melhor.

Gustavo H.R. disse...

Com isso também concordo, Gustavi - aliás, por que Sofia não usou "Age of Consent", do New Order, tão marcante no primeiro trailer...?

Kamila disse...

Eu odeio os filmes da Sofia Coppola e adorei "Maria Antonieta". Finalmente eu enxerguei aqui o que a maioria dos fãs dela já enxergava há tempos.

E acredito que o filme seja tão bom porque existe a identificação entre personagem e diretora. Acho que "Maria Antonieta" é um belo filme sobre amadurecimento.

Anônimo disse...

Nossa, adorei "Maria Antonieta", pra mim um dos três melhores filmes do ano. É certo que divide as opiniões, então até entendo seus comentários. A técnica é o que há de melhor mesmo, até agora não entendo por que a direção de arte não levou um Oscar (ou ao menos foi indicada, junto com a fotografia).