domingo, 11 de setembro de 2011

Super 8/Attack the Block


Temos aqui dois filmes que compartilham temáticas semelhantes: por acidente, adolescentes se envolvem numa descoberta alienigena.

Super 8 é uma homanegem a Steven Spielberg (que também é produtor executivo do longa), a Amblin (cujo logo, esquecido desde os anos 80, aparece antes do longa) e a todo aquele universo infanto-juvenil de quem cresceu assistindo E.T. – O Extraterreste e Goonies, Attack the Block é a homemangem aos anos 80 sujos, aqueles de John Carpenter e sintetizadores.

Em Super 8, temos um grupo de adolescentes, por volta dos 12, 13 anos, que, nos final dos anos 70, enquanto produzem um filme sobre um virus zumbi, testemunham o descarrilhamento de um trem e a fuga de uma criatura que o governo mantinha como cobaia de testes.

Attack the Block envolve uma gangue de garotos, todos provavelmente com seus 17, 18 anos, que, enquanto assaltavam uma jovem enfermeira, testemunham a descida de vários gorilas gigantes filhas da puta (definição do próprio filme).

Enquanto Super 8, que é dirigido por J.J. Abrams, o cara por trás da ressureição da série Jornada nas Estrelas (ou Star Trek, como é chamada agora), certamente lida com o tema de maneira bem mais leve. O cineasta segue a cartilha de seu mentor e se inspira em trabalhos como Tubarão, escondendo a criatura sempre que possível, e trazendo dramas pessoais (a descoberta do primeiro amor, problemas com o pai...) no meio da ação. A cena do colar, no final, tão bonita e efetiva, prova que o filme cumpriu sua tarefa.

Do outro lado, Attack de Block, produção independente britânica, pega o tema e gira para o outro lado. Seus personagens fumam maconha, roubam, falam palavrão o tempo inteiro, o que sinceramente comprometeu um pouco do meu envolvimento com eles. Certamente, as criaturas são muito bem feitas, há bastante sangue, e o diretor Joe Cornish sabe como criar suspense usando pouco, mas eu não me senti ‘levado’ pelo filme. E a tão comentada perfomance de John Boyega, o líder Moses, não me impressionou nem um pouco. O ator limita-se a fazer a mesma cara de preocupação o filme todo, e, por mais que o arco do personagem seja interessante, ele nunca se torna significativo para o espectador. É um filme legal, e tem um ritmo ótimo, com uma trilha sonora bastante adequada, mas estava esperando um pouco mais.

Super 8 (idem)

Cotação: Ótimo

Attack the Block (idem)

Cotação: Bom

Nenhum comentário: