quarta-feira, 23 de julho de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas



Eu me lembro quando vi a notícia de que Heath Ledger teria sido escalado por Christopher Nolan para ser o Coringa no novo filme do Batman. A primeira imagem que me veio a cabeça foram suas cenas mais ''fortes'' com Jake Gyllenhall em ''O Segredo de Brokeback Mountain''. Além, claro, do fato de que o Coringa de Jack Nicholson me vinha a cabeça como a interpretação definitiva do palhaço do crime. A primeira foto oficial do personagem (com uma cicatriz assustadora simulando o icônico sorriso) surgiu na internet, algumas de minhas descrenças já tinha ido pelo ralo. Ao ver os trailers, passei a ter certeza de que a interpretação de Heath tinha algo a mais. Mas então, devido a uma overdose acidental de pílulas para dormir, Heath Ledger morreu no início do ano e um certo ''buzz'' para sua póstuma indicação ao Oscar começou a ganhar força. Ao finalmente ver ''O Cavaleiro das Trevas'', acredito que certa empolgação tem motivo de ser.

Na continuação de ''Batman Begins'', Batman (Christian Bale), com a ajuda do Tenente Gordon (Gary Oldman) e do promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart), enfrenta o Coringa num intrigante jogo de gato-e-rato.

Apesar dos trailers, tv spot's, teaser, clips e qualquer outra peça promocional, o Coringa de Heath Ledger realmente assusta e surpreendente. Cada cena que envolve o personagem é uma supresa, já que ele parece estar sempre a um passo a frente de todos seus inimigos. As comparação a ''Fogo Contra Fogo'' não me parecem exageradas já que, além do filme ser um policial da mais alta qualidade, ainda estabeleçe uma relação inusitade entre Coringa e Batman: um só existe em função do outro. Como o próprio vilão diz: ''você me completa''.

Bale retorna no papel de Bruce Wayne. Com uma atuação pálida e pouco inspirada, se limitando a fazer a mesma cara de surpreso e/ou cansado de sempre, acaba sendo ofuscado por Ledge e, surpresa, Aaron Eckhart. O último, aliás, tem o personagem mais interessante do filme: o do promotor Harvey Dent. Incorruptível e obstinado em sua caça aos mafiosos que aterrorizam a cidade, Eckhart talvez seja o melhor ator do filme e eu também não reclamaria se ele conseguisse uma indicação ao careca dourado.

Michael Caine e Morgan Freeman retornam respectivamente como Alfred e Lucius Fox, mas, apesar de possuirem bons diálogos, tem pouca importância real no filme. Maggie Gyllenhall é outra boa adição ao elenco, substituindo Katie Holmes no papel de Rachel Dawes.

A edição, especialmente nas cenas de ação, melhorou bastante em relação ao seu antecessor. A perseguição ao comboio da SWAT é talvez a melhor cena de ação do ano.

Apesar de um pouco longo demais (2 horas e 30 minutos) e as vezes um pouco cansativo, exigindo demais atenção do espectador, ''O Cavaleiro das Trevas'' é um dos melhores filmes do ano.

O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)
Cotação: Excelente

6 comentários:

Anônimo disse...

Aew!
Ja tem um tempo que visito seu blog mas nao sou muito chegado em postar nenhum tipo de
comentário nem nada. Só que achei aqui uma lista dos 10 filmes que mais ganharam o oscar e
achei que vc iria gostar de ver essa lista e postar pra comentar com a galera.
Tá aki o link: http://www.weshow.com/top10/pt/cinema/top-10-filmes-ganhadores-de-oscar

Ah, e parabéns pelo teu blog. Tá massa!

Anônimo disse...

Cadê vc falndo sobre o comentário de seu grande amigo luzera sobre o filme???hauuaha

Unknown disse...

Concordo, é um filme muito bão! Mas...Where is Michael Caine? hahahahaha

Denis Torres disse...

Olá colega Gustavo, estou criando um blog sobre cinema e gostaria de incluí-lo na minha lista de links. O endereço é http://thecinemaniaco.wordpress.com/. Depois me dê um retorno aprovando a inclusão de seu link e fazendo uma visita ao blog. Abs!

Anônimo disse...

Os outros filmes do Batman eram fantasiosos demais, pareciam carros alegórios na Marquês da Sapucaí, aquela bagunça colorida.

Batman sempre foi das trevas, sombrio. Cristopher Nolan conseguiu resgatar a principal característica do personagem. Mas realmente quem roubou a cena foi o Coringa. Sensacional!

cris disse...

olá! estive visitando seu blog quando o vi no site "interney" e gostei do conteudo dele. gostaria que me adicionasse na sua lista de blogs; obrigada. o seu blog já esta adicionado no meu: http://achamada-blog.blogspot.com
bjs.