domingo, 7 de outubro de 2007

Tropa de Elite

"Tropa de Elite", baseado no livro "Elite da Tropa" de Rodrigo Pimentel, ganhou força devido as cópias piratas que circularam nos camêlos do eixo Rio-SP devido a um vazamento dentro da produtora do filme. Tem gente que acha que foi o próprio diretor, José Padilha, foi quem vazou as cópias, numa jogada de marketing. Bem, jogada de marketing ou não, o fato é que o tal vazamento das cópias piratas beneficiou e muito o filme.

O filme acompanha o dia-a-dia do BOPE, o batalhão de operações especiais, e de um capitão (Wagner Moura) que está em busca de seu substituto. Em paralelo, acompanhamos a entrada de dois amigos na corporação policial.

O destaque de "Tropa de Elite" é a atuação visceral de Wagner Moura. Seu personagem, o capitão Nascimento, é um homem no limite, entre a linha da razão e da insanidade. O elenco de apoio conta com o talento surpreendente de André Ramiro e Caio Junqueira, além de Fernanda Machado e Fernanda Freitas.

A direção de José Padilha, diretor do premiado documentário "Onibus 174", adota um estilo de direção muito parecido com seu trabalho anterior, bastante documental, intímo. Em uma entrevista, Padilha comentou que evitou usar marcação de cena, deixou a câmera e os atores livres para poderem andar aonde e para onde quisessem.

"Tropa de Elite" sobrevive ao enorme hype criado em cima de sí e prova ser um filme de ação forte, realista e atual.

Tropa de Elite (idem)
Cotação: Ótimo

2 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Viu no cinema, que bom meu amigo. esse filme é realmente foda ... e depois bate aquele lamento por esse filme não ser o noso representante para o Oscar ...
abraços

daqui a alguns momentos irei postar nova resenha ...

Kamila disse...

Tropa de Elite é um filme excelente. Realista, atual, muito bem realizado. Atuações excelentes, cenas de ação muito bem dirigidas.

Um filme para se ver e rever.