domingo, 15 de julho de 2007

Transformers



Quando eu estava na fila ontem, para a pré-estreia de "Transformers" comecei a conversar com um cara que dizia estar esperando por esse filme a 20 anos. Me disse que era fã do desenho antigo e que estava muito ansioso para conferir o filme logo. Eu nunca vi o desenho antigo de "Transformers"... diabos, eu nem tinha nascido naquela época, porém, estava tão ansioso quanto o fã. E nem sabia o por que, já que, diabos, é um filme de Michael Bay!

Pode até ser produzido por Steven Spielberg, mas é um filme de Michael Bay. E eu estava empolgado para ver um filme dirigido por um cineasta responsável por filmes como "Pearl Harbor", "A Ilha" e "Armaggedon". E, mesmo assim, inexplicavelmente, eu não via a hora das luzes se apagarem para que eu pudesse conferir robozões gigantescos se destruindo.

E, devo dizer, que Michael Bay realizou seu melhor trabalho até aqui. Sabendo dosar corretamente ação, humor e até mesmo aquele típico drama "bayniano" (com diretor a imagens com o por do sol ao fundo, musica dramática...) acredito que "Transformers" deve ter sido o único dos grandes blockbusters desde ano que não decepcionou. Pelo contrário: acabou por me surpreender. Vamos logo aos por que's:

Primeiro: Os efeitos são fantásticos. Vai me surpreender muito se a IML não levar um Oscar por esse filme. Acho que desde "Jurrasic Park" nunca vi tamanha evolução na técnica. Todos os robôs são reais, muito muito reais. O climáx do filme, na cidade, é inacreditável de tão bem feito.

Segundo: Shia La Beouf. O jovem garoto -que já está escalado no próximo "Indiana Jones"- toma o filme pra si. Carismático, engraçado, Shia tem tamanha naturalidade diante das câmeras que fica difícil não adorar seu personagem.

Terceiro: Steven Spielberg. Spielberg, durante os anos 80, produziu muitos filmes que acabaram se tornando pequenos clássicos. "Os Goonies", "Gremlins", "O Enigma da Pirâmide", entre outros, e acredito que "Transformers" segue muito a tradição desses filmes. Assim como em "Gremlins", um jovem é surpreendido com um presente de seu pai que se revela mais do que parece ser. Assim como em "Os Goonies", temos um grupo de personagens procurando um tesouro (no caso do filme de Bay, o tal Cubo de Energia). E, assim como em "O Enigma da Pirâmide", temos uma grande, grande evolução nos efeitos visuais.

Claro, Michael Bay ainda sofre de certas afetações ao longo do filme -aquelas benditas cenas em câmera lenta...-, porém, se continuar nesse caminho, quem sabe ele não realiza um grande filme de ação?

Sonhar é possível...


Transformers (Idem)
Cotação: Bom

3 comentários:

Unknown disse...

Tambem esperei 20 anos pelo filme...tenho o direito de dar uma choradinha no escuro da sala de cinema.
Bom demais o filme

Dr Johnny Strangelove disse...

Porra, gostei do seu blog. com certeza merece uma visita e um comentario. e sobre o filme ... Micheal Bay tá com mais sorte produzindo filme do que dirigindo ...porém realizou um sonho de qualquer diretor hoje, ser pau mandado de Spielberg ...
quarta irei ver aqui em Recife
abraços

Anônimo disse...

Aeeeeeeeeeee....
vc voltou a escrever!!!!
Adorei isso!!!
N'a