sábado, 28 de julho de 2007

Cartas de Iwo Jima



A fotografia é num tom acinzentado, quase que em preto-e-branco. A cor que se destaca é justamente a do sangue, vermelho.

O tema é quase que de um western, heróico, triste, extremamente melancólico.

O tema central do filme, apesar de alguns dizerem que é sobre a batalha numa ilha japonesa, é sobre a honra. Chega a ser estranho nos dias de hoje ver pessoas se sacrificando pela honra, pela moral, pela ideologia, por um código de respeito.

Clint Eastwood não precisava demonstrar pra mais ninguém que é um grande diretor, um mestre. Já havia discutido as questões levantadas neste filme anteriormente, mas nunca com tanta força.

O elenco é um primor. E o destaque é justamente um ator que quase ninguém comentou: Kazunari Ninomiya, o Saigo. Acredito que ele seja o verdadeiro protagonista do filme, e não o também fantástico Ken Watanabe, o General Kuribayashi.

Clint Eastwood resolveu fazer "Cartas de Iwo Jima" por que achava que não estava sendo justo o suficiente com o povo japonês retratando apenas o lado americano da batalha na ilha nipônica. O objetivo, portanto, foi cumprido, Clint.

Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)
Cotação: Excelente

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeira vez que passo no blog, gostei bastante! "Cartas de Iwo Jima" é mesmo um grande filme, um dos melhores do Eastwood - apesar de ainda preferir trabalhos mais intimistas como "Mystic River". Minha cotação é 'ótimo'.

Até mais!